
O ministro de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, Ed Miliband, anunciou o comprometimento do Reino Unido em cortar emissões de gases de efeito estufa em 80% (ano-base 1990) até 2050. A medida é mais uma contribuição britânica para realizar um acordo global de combate às mudanças climáticas.
A decisão segue a recomendação feita na semana passada pelo Comitê de Mudanças Climáticas para que o Reino Unido tornasse oficial uma meta de 80% de redução, não apenas de CO2 mas de todos os seis gases que fazem parte do Protocolo de Kyoto. A meta será incluída como uma emenda ao Projeto de Lei de Mudanças Climáticas, atualmente em tramitação no Parlamento. Em dezembro próximo, o Comitê irá indicar ao governo os detalhes sobre os orçamentos necessários para os primeiros quinze anos de ações, bem como sobre os limites nacionais de emissões. O governo irá reportar no próximo ano como irá atuar para cumprir a nova meta de redução.
O ministro Miliband informou ainda que planeja incluir uma emenda ao Projeto de Lei de Energia, também em fase de análise no Parlamento, que cria uma nova tarifa de alimentação energética para apoiar as energias renováveis de pequena escala, além de criar novas medidas em breve para incentivar processos renováveis de aquecimento.
O Reino Unido busca fazer a sua parte no processo de redução de emissões em um momento em que as evidências das mudanças climáticas são cada vez mais claras e os impactos do aumento da temperatura são conhecidos como cada vez piores.
Mesmo em uma época de crise financeira, quando os esforços de combate às mudanças do clima são ainda maiores, o governo britânico compreende que o assunto é fundamental e que economia e mudanças climáticas precisam andar de mãos dadas. Vale a pena lembrar o que demonstrou o Relatório Stern em 2006 que aponta que os custos de não atuação contra as mudanças climáticas é maior do que o custo de agir contra as mesmas.
O anúncio de ontem demonstra a relevância dada pelo Reino Unido ao tema de combate às alterações do clima enfrentadas por todos os países.
Mais informações Maysa Provedello - 61 3329.2328 mailto:maysa.provedello@fco.gov.uk
Visit our new website at http://ukinbrazil.fco.gov.uk/
Nenhum comentário:
Postar um comentário