quarta-feira, 27 de maio de 2009

Militares libertam micos que estavam em cativeiro ilegal

5/5/2009
Animais foram caçados na Reserva Biológica de Tinguá e sofriam maus-tratos
Sampaio
Três pessoas foram detidas e sete micos foram recuperados em mais uma ação envolvendo policiais do DPO de Tinguá, em Nova Iguaçu, no final da manhã de ontem. De acordo com relatos, os militares do 20º BPM (Mesquita), em guarnição cocio ilegal numa casa situada à Rua Bom Jardim, em Vila Cava.O sargento Galdino e cabos C. Alberto e Geilson, juntos com o cabo Josimárcio, a serviço da Secretaria de Segurança Pública, foram averiguar uma denúncia anônima de que vários micos estavam sendo mantidos em cativeiros para comércio.
No local os PMs encontraram os micos sagui, que estavam em viveiros e gaiolas, em condições consideradas precárias. Segundo os militares, os animais estavam sofrendo maus-tratos, pois tinham apenas água e estavam com muita fome. Foram detidos Patrícia Pereira Paraná, Hélio Paraná Pereira e Sérgio Campos Pereira.
Segundo os policiais, os três entram na Reserva Biológica de Tinguá para caçar os animais e os levam para a moradia para serem negociados. A Reserva é preservada por lei ambiental, sendo proibida a caça de qualquer espécime. O caso foi registrado na 58ª DP (Posse).
Outras ações realizadas pelos militares do DPO de TinguáNo dia anterior, os militares do mesmo DPO participaram da ‘Operação Jararaca’, em apoio a fiscais do Ibama que também foram averiguar denúncia anônima. Na ocasião, foram recuperados 44 pássaros silvestres de várias espécimes e uma cobra morta. Ações como estas são frequentemente realizadas pelo militares da região, que costumam realizar apreensões de farto material usado em caça ilegal, entre ele armas e armadilhas. Os PMs também têm atuado de forma eficaz no patrulhamento da região, combatendo outros tipos de crimes. Numa das intervenções mais recentes, os militares trocaram tiros com dois bandidos que haviam assaltado turista mineiro que visitava a região. Os marginais, que estavam numa motocicleta roubada, acabaram baleados e mortos. Os produtos roubados foram recuperados e devolvidos à vítima.
Fonte: JORNAL HORA H Nova Iguaçu – RJ / Marcio Azevedo.

Nenhum comentário: