sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Campeão de multas por crime ambiental, Eike Batista faz doação e recebe elogios de Minc

22/10/2008
Bernardo Mello Franco
BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta terça-feira a doação de R$ 11,4 milhões do grupo EBX, do empresário Eike Batista, para investimentos nos parques nacionais de Fernando de Noronha, dos Lençóis Maranhenses e do Pantanal. Segundo o Ibama, uma das empresas da holding, a siderúrgica MMX, deve R$ 29,4 milhões em multas não pagas por desmatamento ilegal do Pantanal.
" Isso não abate as multas do grupo. É uma doação completamente voluntária "
Em solenidade na sede do ministério, Minc entregou um diploma a Eike pela posse de uma reserva particular em Mato Grosso do Sul e, após fazer diversos elogios ao novo parceiro, disse esperar que outros empresários sigam o seu exemplo.
- Agora qualquer empresa que move milhões pode ter orgulho, bater no peito e dizer: "Olha, nós estamos ajudando". Nós esperamos que outros empresários se mirem nesse exemplo - disse Minc.
Minc afirmou que a festa pela doação e a entrega do diploma não significam que as multas aplicadas à empresa de Eike serão perdoadas.
- Isso não abate as multas do grupo. É uma doação completamente voluntária - afirmou.
Ao ser perguntado sobre as multas por crime ambiental no Pantanal, Eike disse que está recorrendo das multas, mas pagará tudo se for condenado. O empresário negou a compra de carvão irregular, mas disse que, diante do desgaste causado pelas multas, pensa em fechar sua siderúrgica inaugurada há apenas um ano em Corumbá, no coração do Pantanal.

marco leao gelmantel: 21 2204-0133

Nenhum comentário: