quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Prefeitura de Barra Mansa conscientiza sobre uso de sacolas plásticas

LEI
Publicado em 3/11/2010, às 10h33
Última atualização em 3/11/2010, às 10h33
Divulgação
Barra Mansa
A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, iniciou esta semana vistorias em supermercados para conscientizar proprietários e consumidores sobre os novos procedimentos em relação às sacolas plásticas. A equipe pretende esclarecer dúvidas sobre a Lei 5.502/2009, que prevê medidas para diminuir o uso das sacolas plásticas, a distribuição e o recolhimento delas nos estabelecimentos comerciais, sobretudo nos supermercados.
De acordo com o prefeito Zé Renato (PMDB), a conscientização se faz necessária para que o meio ambiente se beneficie das novas medidas.
-A prefeitura quer alertar a população sobre os benefícios que os novos procedimentos vão trazer ao meio ambiente e sobre a responsabilidade de cada um, tanto do proprietário, quanto do consumidor. Falamos muito em sustentabilidade e por isso se faz necessário discutir novas medidas para que ela aconteça e que a população se conscientize de sua participação nesse processo - destacou.
Durante a vistoria, o responsável pelo estabelecimento responderá a um questionário que servirá como fonte de pesquisa para apontar os resultados e demandas dos locais que já implantaram as determinações da lei. Aqueles que ainda não o fizeram terão um prazo estipulado em acordo com a prefeitura para se adequarem, como explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse.
- A intenção da vistoria é estreitar os laços com as empresas para que possamos conhecer as dificuldades na implantação das mudanças previstas na lei e os pontos positivos encontrados. Além das determinações, alguns estabelecimentos têm surpreendido positivamente com criação de outras alternativas de conscientização - explicou Chiesse.
De acordo com o setor de coleta seletiva municipal, os principais danos causados pela sacola plástica são: entupimento de bueiros, poluição de rios, córregos, terrenos baldios e ruas.
- A sacola plástica é utilizada para colocar lixo, mas essa prática pode comprometer a decomposição do material. O ideal é que as pessoas separem o lixo, o que pode ser reciclável e o que não pode, o que é orgânico e assim por diante. No município nós temos o projeto de coleta seletiva 'Porta em Porta' e a tendência é que as pessoas reconheçam isso - ressaltou o engenheiro do Saae, Sérgio Antônio da Silva, responsável por projetos de reciclagem

Nenhum comentário: